quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Deverei esterilizar o meu cão?

A diminuição da população de cães abandonados tem que se tornar uma prioridade e um assunto urgente a ser abordado pela sociedade portuguesa.

O número de associações e canis que recolhem e doam animais das ruas cresce de ano para ano. Anualmente dão-se novos lares a milhares de cães e a prevenção deverá começar nestes locais.

As associações e canis nunca deveriam doar um cão ou cadela que não esteja esterilizado, independentemente da sua idade (em alguns casos felizmente isto já se verifica). Esta prática é comum na Inglaterra, assim como o pagamento de uma taxa de adopção que assegura o pagamento da cirurgia assim como vacinas e identificação através de chip.

Associações internacionais como a AVMA (Associação Veterinária Americana), a CVMA (Associação Veterinaria Canadiana), o CAWC (o Conselho para o Bem-estar de animais de companhia) e a Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais , para nomear apenas alguns, apoiam e incentivam a esterilização de animais de companhia como forma eficaz de prevenção de um problema mundial.Vários estudos foram feitos para determinar os riscos e benefícios da esterilização e estes concluíram que existem mais benefícios do que os riscos associados com uma gonadectomia precoce.

A associação veterinária canadiana afirma que :

A esterilização pré-pubertal (entre as 8 e 16 semanas de vida) em gatos e em cães num esforço para reduzir a população de animais abandonados é uma solução viável e humana. Para cadelas, é recomendável esperar até aos 3 meses de idade dado o risco aumentado de incontinência urinária.”

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6000 descendentes. Como tal as associações, veterinários e profissionais do mundo da canicultura deverão trabalhar em conjunto, incentivando e promovendo a esterilização dos animais de companhia.

Deverá existir um esforço conjunto com vista a reeducar o público em relação a este tema, quebrar mitos e preconceitos e acima de tudo visar o apoio governamental para tornar as esterilizações mais acessíveis a todos.

Eutanásia não é uma forma de controle populacional eficaz, para além de ser desumano.

Por favor esterilize os seus animais - Cláudia Estanislau

O vídeo que se segue deve ser visto por todos. Não podemos virar a cara à realidade que se nos apresenta. Algumas imagens poderão chocar, por isso pede-se descrição.


Sem comentários: