quarta-feira, 18 de novembro de 2009

5 MITOS ACERCA DO TREINO DE CÃES COM COMIDA

artigo escrito por ERIC GOEBELBECKER

COMIDA SÃO SUBORNOS. Este mito é muito conhecido e citado. Vamos ser claros: um suborno e um reforço NÃO SÃO a mesma coisa. Um suborno é algo que é produzido ANTES do comportamento. Algumas pessoas mostram aos seus cães um pedaço de comida antes de lhes pedir para fazer algo. Estão a fazer mal!

SE USAR COMIDA, OS SEUS CÃES NÃO IRÃO OBEDECER SE VOCÊ NÃO A TIVER. Aqui está outro mito baseado em treino mal feito. O único motivo que faria o seu cão recusar fazer um comando sem comida é porque você o habituou assim. Você está a treiná-lo mal.

OS CÃES DEVIAM FAZER AS COISAS APENAS PARA AGRADAR O DONO. Algumas pessoas parecem acreditar que os cães deveriam achar que fazer os que os donos mandam e procurar um qualquer reforço interno ao fazê-lo. Se pensar bem nisso, é perfeitamente pateta. Sim é verdade que os cães e os humanos vivem lado-a-lado à milénios, e como resultado disso estamos preparados para trabalhar em conjunto, mas a ideia de que este relacionamento deve ser proveitoso apenas para um dos lados, e que os cães devem fazer tudo sem a necessidade de nenhuma recompensa tangível não faz sentido nenhum e é puro antropomorfismo. É bonito, romântico e faz chorar, mas desculpem-me amigos, mas os cães da Disney só existem nos filmes da Disney.

CÃES DEVEM TRABALHAR APENAS PARA FESTINHAS. Muito relacionado com o mito anterior, está a ideia de que os cães devem considerar festinhas algo extremamente valioso. Alguns cães realmente consideram festas algo que eles apreciam, mas a ideia de que todos ou a maioria dos cães deverão querer fazer seja o que fôr apenas por uma festa na cabeça, é fantasia.

TREINAR TRUQUES COM RECOMPENSAS NÃO FAZ MAL, MAS PARA TRABALHO NÃO DÁ!. Esta considero realmente mistificante, mas realmente vejo-a repetida mais vezes por outros treinadores. Será que os cães sabem instintivamente a diferença entre um truque e um “treino a sério” e levam um mais a sério do que outro? Ou será que treinar sem comida torna o treino mais sério? Ou melhor? Será que a ameaça de um castigo torna o treino mais correcto? Talvez seja o tal desejo inerente de trabalhar para nada que os cães deveriam ter…


Os factos são ( e você deverá parar de ler agora se não gosta de factos) que comida é apenas mais um utensílio de treino. É o reforço mais usado por treinos que enfatiza o treino positivo por um simples motivo: é frequentemente o reforço mais forte e potente que podemos usar.

Mas se você souber usar este utensílio rapidamente a comida desaparecerá do mapa e será usada num reforço intermitente ou apenas quando você quiser treinar um novo comportamento. Também pode introduzir recompensas alternativas, tais como, brincadeira e claro, festinhas.

A ideia de que o treino com comida leva a que pessoas tenham que caminhar com pedaços de comida nos bolsos para o resto das suas vidas é baseada num muito pobre entendimento de como um bom treino de cães funciona.



Sem comentários: