sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Estaremos a treinar o cão ou a treinar uma luta?




Texto traduzido, adaptado e retirado na totalidade do website Dog Lover's Digest.com
Enquanto via o programa de televisão “O encantador de Cães” no outro dia, decidi fechar os olhos e ouvir com atenção todas as frases e palavras que eram ditas durante o programa. De seguida está uma lista parcial:

Reclame o seu espaço
Confronte o seu cão
Não seja um humano passivo
Em estado de ataque
Comportamento primordial
Senhor da casa
Seja dominante
Caos
Seja o cão alfa
Agressivo
Agressão
Atacar
Não seja fraco

Se eu não soubesse o que estava a ver, poderia facilmente achar que estava a ouvir um instrutor numa aula de defesa pessoal. Porque é que treinar um cão ou reabilitar um cão tem que soar como um episódio de luta de morte saída de um coliseu?

Uma resposta viável tem muito pouco haver com treinar cães e tudo haver com ter grandes audiências na TV. Drama e confrontação vendem. Uma frase chave tal como “Calm Assertive Pack Leader” (Líder da matilha, calmo e assertivo) é óptima para caracterizar um programa de televisão, mas o significado por trás da mesma é mal aplicado quando se trata do treino de cães domésticos. Se você pensa que viver com um cão se resume a uma batalha constante pela supremacia doméstica, porque é que você tem um cão?

A realidade é que ter um cão não tem que ser uma constante luta de vontades e pode na realidade ser divertido e excitante tanto para o seu cão como para si. Ao usar reforço positivo e condicionamento clássico, podemos treinar os nossos cães sem ter que aceder a técnicas típicas de intimidação típicas num recreio de escola primária.

Em seguida estão apenas alguns dos muitos recursos que usam a ciência como base para aprendizagem e treino, provando mais uma vez que a ciência é divertida e eficaz:

Dog Star Daily
Fun4Fido

Clickertraining.com
Patricia Macconnell
Peaceable Paws
Dogmantics
AskDrYin.com

Pawprints Private Puppy & Dog Training
Pet Central Blog
Smart Dog University

Como sempre esta lista não está completa e sei que existem milhares de outros sites por aí com excelente informação acerca de treino positivo.

Para os que pensam que os métodos usados pelo Sr. Cesar Millan são inócuos, convido-os a visitar o website Beyond Cesar Millan. Detém muita informação escrita e validade por dezenas de profissionais que estudaram a verdadeira ciência do comportamento e aprendizagem dos animais.

Sem comentários: